Atualmente, os dados importantes e sigilosos das empresas são armazenados digitalmente, o que faz com que a preocupação com a segurança da informação seja extrema. O risco de criminosos virtuais acessarem essas informações ou provocarem a perda dos dados faz com que muitas empresas utilizem medidas e ferramentas protetivas.
O que é segurança da informação?
A informação é um ativo muito relevante para qualquer tipo de empresa, sendo considerada, nos dias de hoje, um dos recursos patrimoniais mais importantes para a manutenção do negócio. Informações confidenciais em posse de concorrentes ou pessoas de má-fé podem prejudicar seriamente, não apenas a reputação e imagem da empresa, mas também inviabilizar processos operacionais cotidianos.
A continuidade de um negócio pode ser agravada se a segurança das suas informações não receber a devida atenção. Nesse sentido entra em destaque o conceito de segurança da informação que trata da proteção de sistemas e dados da empresa, sendo o nível de segurança definido conforme o valor das informações e os possíveis prejuízos originados pelo seu uso indevido.
Benefícios da segurança da informação
A utilização de firewall protege a empresa de inúmeras ameaças, como as que vamos citar a seguir.
Evitar ataques DDoS
Os ataques DDoS — Distributed Denial of Service — que significa Negação Distribuída de Serviço, ocorre quando diversos computadores tentam acessar um servidor simultaneamente.
Esses computadores, que são chamados zumbis, são controlados por hackers. Com a sobrecarga por conta das diversas tentativas de acesso, o servidor fica indisponível ou lento.
Um dos benefícios da utilização de um firewall é se proteger contra esse tipo de ataque.
Basicamente, isso é possível porque no firewall são determinados quais endereços IPs podem ter acesso ao servidor.
Com base nesses dados, o firewall faz uma barreira aos outros endereços que não constem nos registros de conexões autorizadas.
Proteção contra ataques Ransomware
Um dos maiores temores de muitas empresas é o ataque Ransomware, no qual os criminosos virtuais sequestram os dados, criptografam e solicitam o pagamento de resgate para devolvê-los.
O modo de infiltração do ataque é por meio de arquivos ou programas instalados nos computadores vindos de fontes não confiáveis, por meio de e-mails com arquivos contaminados, entre outras formas possíveis.
O Ransomware tem algumas variações, como GoldenEye, WannaCry, Locky, entre outros.
A utilização de ferramentas de proteção, como firewall e antivírus são essenciais para evitar esse tipo de ataque.
Por meio delas, é possível restringir a transferência de arquivos que possam oferecer riscos para o sistema, como arquivos do tipo executáveis, compactados, entre outros.
Além disso, é preciso criar políticas de segurança que devem ser adotadas por todos os colaboradores, como forma de prevenção.
Erros cometidos na segurança da informação
Um dos erros mais comuns no departamento de TI é negligenciar aspectos importantes da segurança da informação, o que aumenta sua vulnerabilidade. Vamos mostrar alguns deles a seguir.
Falta de investimento em SI
Deixar de investir em segurança da informação é um erro muito grave que, além de causar prejuízos financeiros, pode prejudicar a imagem da empresa perante o mercado.
Para uma boa gestão de TI é necessário que haja a conscientização de que esse investimento será revertido em benefícios para o negócio.
Isso porque uma empresa que se preocupa com a SI demonstra aos seus clientes que preza pela qualidade dos serviços prestados por ela.
A proteção dos dados deve ser uma prioridade nas empresas. Para isso, ela deve contar com ferramentas como antivírus, firewall e outras tecnologias que atendam essa necessidade.
Falta de políticas de segurança
Outro problema comum encontrado nas empresas é a falta de políticas de segurança. Elas são essenciais para prevenir e evitar uma série de problemas.
Uma das falhas mais comuns é a falta de política de definição de senhas. Negligenciar esse procedimento oferece um risco muito grande, pois facilita a entrada de potenciais invasores.
Em função disso, é preciso elaborar uma política clara e bem definida, que deve ser distribuída a todos os colaboradores para que cada um entenda o tamanho de sua responsabilidade.
Profissionais inexperientes
A falta de profissionais especializados é outro problema sério com relação à segurança da informação.
Com a grande variedade de ameaças virtuais é preciso entender quais ferramentas são mais adequadas a cada uma delas.
Ao capacitar um profissional de TI para atender às necessidades de SI, as empresas garantem que seus sistemas estarão sob a supervisão de pessoas especializadas.
Isso contribui para reduzir a vulnerabilidade e os riscos de ataques.
Importância da infraestrutura para a SI
Atualmente, as empresas trabalham com um volume de dados extremamente alto. Em razão disso, há uma grande preocupação com relação à integridade e segurança dessas informações.
Além delas serem importantes para o negócio, muitas são confidenciais, pois se referem a informações pessoais de clientes ou da própria empresa.
É preciso contar com uma infraestrutura eficiente, que garanta a recuperação das informações, tanto em casos de ataques virtuais, quanto em outro tipo de problema que cause a indisponibilidade dos dados.
Em uma infraestrutura eficiente há uma série de políticas de segurança que garantem a blindagem do data center.
Além disso, é feita a realização de backups de dados com frequência, o que garante a recuperação das informações com facilidade.
Em uma infraestrutura bem planejada, os acessos às informações são feitos de acordo com a necessidade de utilização de cada usuário.
Isso oferece mais proteção a dados sigilosos, que só podem ser acessados por usuários pré-determinados.
Conte com um parceiro especializado em segurança da informação
Nem sempre uma empresa pequena ou média tem um orçamento que permite a manutenção de uma equipe interna especializada em segurança da informação, principalmente as empresas que não tem o TI como seu core business.
Nesse cenário, uma boa solução é a contratação de uma empresa especializada na área de segurança da informação, que ficará responsável pelos procedimentos estratégicos e essenciais, que garantam a privacidade e integridades das informações de sua empresa.
Dessa maneira, a sua empresa poderá focar em seu core business e o parceiro especializado, ficará atento às novidades, oferecendo sempre as melhores soluções que ajudarão a otimizar os mecanismos de proteção.