O monitoramento de ativos de TI nada mais é do que a análise da performance dos recursos de uma empresa, como servidores, roteadores, switches, tempo de resposta de páginas e transações web. Ao verificar o comportamento de programas e hardwares, é possível agir proativamente em caso de falhas ou indisponibilidade, minimizando riscos e perdas.
O controle e gerenciamento de ativos são importantes mecanismos para economizar tempo e dinheiro das empresas, maximizando-os para oferecer os melhores retornos. O desconhecimento sobre a infraestrutura dos ativos de TI pode elevar gastos que poderiam ser reduzidos significativamente caso a gestão fosse conduzida de forma eficiente.
Por meio do monitoramento da infraestrutura (como funções e conectividade em uma rede de dados ou voz), há o acesso a possíveis falhas de arquitetura e perda de performance. Assim, é possível estabelecer um plano de evolução contínuo, capaz de prever novas tendências e identificar quais recursos podem ser mantidos ou substituídos, com o objetivo de manter a melhor condição tecnológica baseada na qualidade e na segurança.
A fim de assegurar o melhor retorno sobre os ativos de uma organização, é imprescindível que sejam gerenciados todos os itens que compõem o ambiente, como podemos dividir da seguinte forma:
- Hardware (Equipamentos: Switches, Roteadores, Servidores, Firewalls)
- Software (Sistemas Operacionais, Carga de processamento, Backup e Utilização de Storages)
- Consumo e Insumos (Energia elétrica, Manutenção, Segurança Física)
A prática do monitoramento de ativos evita situações que podem gerar insatisfação de clientes (sejam eles externos ou internos). Por exemplo, nos documentos que não conseguem ser enviados por falta de internet ou porque o sistema de e-mail saiu do ar. Ou ainda problemas com o processamento de algumas demandas por falta de memória do servidor. Dessa forma, é possível atuar de forma mais preventiva e não apenas “apagando incêndios”.
Benefícios de contar com um sistema que analisa e monitora os ativos são:
- Rapidez na identificação de casos críticos;
- Aumento da eficiência;
- Redução de custos;
- Melhor dimensionamento do ambiente de TI;
- Maior controle dos ativos.
A coleta de dados e estatísticas é o ponto de partida para o gerenciamento de um ambiente. São essas informações que embasarão diagnósticos sobre a necessidade de aquisição de novos ativos, a capacidade produtiva e o estresse de um ambiente, assim como a possibilidade iminente de falhas. Com esses mesmos dados, será possível identificar os rumos a serem seguidos em relação aos investimentos tecnológicos.
Os dados fornecem subsídios para encontrar os motivos que levam a falhas em cadeia, quedas ou perdas de serviço e identificação do tempo de vida útil de ativos. Assim, serão encontrados os mecanismos para a troca preventiva de equipamentos.
Será também por meio de dados que as empresas poderão se orientar financeiramente para a aquisição de ativos, para reparo, substituição ou incremento de parques tecnológicos.
Oferecemos um serviço de monitoramento que faz a análise dos recursos das organizações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Monitoramos roteadores, switches, storages, servidores, entre outros. O monitoramento verifica o estado (up/down), carga de CPU, memória, disco, tempo de resposta, entre outros.