A utilização de computadores é uma necessidade em diversas organizações, inclusive as de pequeno e médio porte. Diante dessa realidade, faz-se cada vez mais necessária a utilização de softwares de de proteção – os famosos antivírus.
O que são vírus de computador?
Os vírus nada mais são que programas de computador, criados com o propósito de gerar algum dano para usuários da internet. Existe uma infinidade deles na rede e podem causar vários problemas, alguns deles muito difíceis de reverter.
Esses programas estão espalhados na web e podem infectar os computadores através de diversas fontes: links e páginas duvidosas, itens baixados, anúncios, pen drives, entre outras. Os mais conhecidos são Trojan (Cavalo de Tróia), utilizado para ter acesso remoto ao computador; Spywares, capaz de roubar senhas e logins; e Malware, utilizado para roubar informações, divulgar serviços e apagar dados.
Quais problemas podem ser causados por vírus?
O primeiro deles é a perda de produtividade. Quando acometidos por vírus, os sistemas e mesmo o acesso à internet podem ficar bastante lentos. Isso pode resultar em perdas financeiras significativas, dependendo do tipo de negócio.
Além disso, alguns vírus se replicam indefinidamente até que algo os pare. São os conhecidos spams, que atingem vários usuários da rede, em especial os menos experientes.
Esse tipo de problema pode ser exemplificado pelas situações em que se abre um determinado link e, a partir disso, ele passa a ser compartilhado com toda a rede de contatos, sem que o usuário de fato tenha compartilhado.
Por fim, e provavelmente o mais sério deles, é o roubo de dados e informações confidenciais. Tal dano pode comprometer o desempenho e a reputação de diversas organizações; além de serem difíceis de resolver, uma vez que, divulgados os dados, controlar sua reprodução passa a ser uma tarefa bastante complicada.
Qual a importância do antivírus corporativo?
Se você não sabe da importância do antivírus para empresas, então precisa ver quais os motivos que vão te fazer mudar de ideia. São eles:
- Segurança
Sem dúvida, o principal motivo de ter um antivírus nos dispositivos da sua empresa é a segurança que ele oferece.
Um antivírus possui rapidez na detecção de vírus e de ameaças virtuais — protegendo e mantendo todas informações da sua empresa em segurança.
- Evita lentidão
De fato, computadores que possuem vírus acabam ficando mais lentos e provocando travamentos nos sistemas ou em operações simples.
Portanto, com o antivírus instalado não há sobrecarga dos computadores da empresa e seus funcionários podem trabalhar sem impedimento.
Em uma única tela você pode proteger todos os computadores da sua empresa, além de receber alertas para fazer atualizações ou aviso de ameaças.
- Proteção
Sua empresa utiliza programas exclusivos que apenas seus colaboradores têm acesso? Acha que eles estão livres de vírus? Se sim, a probabilidade de você estar enganado é muito alta.
Até mesmo programas usados somente pela sua empresa podem possuir brechas para a entrada de malwares. Por isso a utilização e atualização de um antivírus se faz necessária.
- Bloqueio de dispositivos móveis
Você sabia que um simples pendrive plugado em um dos computadores da sua empresa pode infectar o sistema da sua empresa?
Se um dispositivo móvel estiver com vírus pode espalhar o malware para a máquina ou sistema do seu negócio.
- Prevenção de fraudes bancárias
Muitos vírus podem deixar dados bancários à mercê de fraudes que podem trazer grandes problemas financeiros para sua empresa.
No entanto, se o antivírus identificar alguma ação que comprometa a segurança desses dados, então banirá e manterá as informações financeiras a salvo.
- Downloads
Muitos malwares são enviados para download por e-mail, já que muitas pessoas acabam baixando qualquer tipo de arquivo.
Ter um antivírus pode evitar que esse vírus faça qualquer estrago no sistema ou computadores da sua empresa.