Virtualização

A virtualização permite que a partir de uma máquina outras possam ser criadas de maneira virtual e distintas uma da outra. As vantagens do uso da virtualização vão desde uso mais racional de equipamentos como servidores, diminuição do consumo de energia, gerando grande economia no quesito custos de implantação, operação e manutenção, entre outros.

Virtualização é a tecnologia que permite utilizar os recursos de hardwares disponíveis em um sistema de computação para criar uma versão virtual de um ou mais sistemas e executá-los de forma isolada no mesmo hardware. O método mais popular de virtualização utiliza, em geral, recursos ociosos de um computador para criar uma "máquina virtual" capaz de rodar sistemas operacionais e/ou aplicações diferentes no mesmo computador.

Quais são as vantagens da virtualização?

Redução do consumo de energia
É comum que em empresas existam diversos computadores para desempenhar funções específicas. Por exemplo, um computador para armazenar o banco de dados, outro para lidar com as funções de impressão de documentos e outro para utilizar o software de gestão financeira.

A virtualização permite que todas as funções sejam desempenhadas em apenas uma máquina, reduzindo exponencialmente o consumo de energia.

Aumento da produtividade
Como a virtualização torna um sistema ou aplicação disponível em qualquer máquina, o negócio consegue se libertar da produtividade limitada ao escritório e investir em novos modelos baseados em resultados.

Um desses exemplos é a introdução do trabalho remoto, que vem transformando a relação entre funcionários e empresas em todo o mundo.

Outra vantagem é a facilidade de atualização das aplicações e da sua performance nas máquinas. Em vez de se preocupar com cada instância do programa em cada terminal, hoje é possível trabalhar de forma centralizada para oferecer as ferramentas mais atuais com o melhor desempenho possível — facilitando e impulsionando o trabalho dos colaboradores.

Otimização de gerenciamento
Essa centralização da estrutura também ajuda em todo o gerenciamento da empresa. O computador principal (máquina física) pode desempenhar a função de servidor e gerenciar diversas outras máquinas virtuais.

Melhoria de processos
Com uma gestão integrada e centralizada e a libertação do sistema de dentro da empresa, é possível apostar de vez na transformação digital.

A reestruturação de processos nesse cenário vai permitir mais inteligência no uso de dados, mais colaboração entre os funcionários, otimização de tarefas rotineiras e a conversão de agilidade em qualidade de entrega.

Otimização do espaço físico
Além de reduzir o consumo de energia, o fato de não ser preciso utilizar vários computadores para realizar as tarefas operacionais da empresa permite que o espaço físico necessário para alocação seja muito menor.

Integração de hardware
A virtualização permite que até o hardware seja simulado de forma virtual e integrado a diversas máquinas simultaneamente, o que reduz significativamente o custo com aquisição de equipamentos que, muitas vezes, acabam sendo parcialmente utilizados, consequentemente reduzindo também o consumo de energia.

Além de ser uma forma sustentável de gerir os processos operacionais de uma empresa.

Redução de custos
Utilizando aplicações virtuais, é possível reduzir custos com:

  • consumo de energia;
  • aquisição de hardware e software;
  • manutenção;
  • alocação;
  • mão de obra especializada.

Segurança
Apesar de serem utilizadas em uma mesma máquina física, cada máquina virtual funciona de forma independente em relação às demais. O que significa que caso ocorra um problema com uma máquina, todas as outras estarão seguras.

Por todos esses benefícios e pelo avanço da tecnologia dentro do escritório, a virtualização é um caminho sem volta para empresas que querem crescer e se consolidar em um novo mercado digital.

Portanto, agora que você já entende melhor o que é, quais são as vantagens e quais são os tipos de virtualização, está na hora de apostar na tecnologia e reformular sua implementação no negócio.

Solicitar Orçamento