O Windows/Linux Server é um sistema operacional criado para atender as empresas e corporações com o objetivo de compartilhar serviços com vários usuários e fornecer amplo controle administrativo de armazenamento de dados, aplicativos, redes corporativas, entre outros.
[Windows]
A fim de otimizar as ações de uma organização, mais do que um sistema moderno, os quesitos segurança e usabilidade devem ser priorizados no processo. O Windows Server traz uma série de recursos, como a conexão entre os ambientes, por meio do Azure (plataforma em nuvem destinada à execução de aplicativos e serviços). Abaixo, listamos alguns dos pontos positivos para contar com esse sistema operacional em sua empresa.
Recursos híbridos
A tecnologia híbrida e inovação em nuvem, por meio do Azure, auxiliam na maximização dos investimentos, já que permitem que os aplicativos sejam executados em dispositivos locais, várias nuvens e dispositivos de fronteira, enquanto garantem gerenciamento consistente e seguro.
Segurança avançada
A segurança multicamadas garante proteção ainda mais reforçada ao datacenter de uma organização. Isso porque gera uma barreira eficiente contra uma série de possibilidades de invasões, a exemplo de malware, spyware, phishing, vazamento de dados, entre outros. Essa tecnologia avançada também permite a recuperação de dados.
Inovação mais ágil
Com Windows Server é possível ativar a criação de aplicações nativas de nuvem, modernizando os aplicativos tradicionais, por meio de contêineres e microsserviços.
Infraestrutura hiperconvergente
O seu datacenter poderá ser desenvolvido de maneira mais eficiente e segura. A infraestrutura hiperconvergente é capaz de integrar totalmente uma plataforma de computação, eliminando a necessidade de servidores e redes de armazenamento à parte.
- Entre as funções e recursos que o sistema operacional Windows Server proporciona, os mais procurados são:
- Servidor de Arquivos
- Backup
- Segurança da Informação
- Active Directory (Controlador de Domínio)
- DHCP
- DNS
- Servidor de Atualizações (WSUS)
- Hyper-V (Virtualização)
- Serviços da Área de Trabalho Remota
- Serviços de Impressão e Documentos
[Linux]
Quais as vantagens de utilizar um servidor Linux?
Você já sabe que o Linux é um sistema gratuito e de código aberto e que por causa disso foram e ainda são criadas várias versões. Mas o que isso significa de fato na realidade? Veja as principais vantagens que existe em se utilizar um servidor Linux ao invés de um servidor Windows.
Segurança
O Linux está anos a frente de seus concorrentes. É um sistema que possui muitas medidas de segurança, como as permissões personalizadas a arquivos e acessos variados, firewalls mais eficientes e etc. Há também o fato de que o Linux, por não ser tão amplamente utilizado por usuários comuns, é muito menos visado por Hackers, fazendo com que de maneira geral possua bem menos ameaças e sofra menos ataques.
Estabilidade
Um dos grandes trunfos de um Servidor Linux é a sua estabilidade. Quando este é configurado da maneira correta e com precisão, reinicializações frequentes para atualizações não serão mais necessárias. O nível de estabilidade é bastante elevado, lidando com qualquer tipo de exigência, incluindo falhas em hardware e até mesmo o desligamento do sistema.
Se você quer apenas uma pequena prova a respeito da estabilidade que o Linux oferece, pegue, por exemplo, os servidores das mega corporações Google e Facebook. Sim, isso mesmo, eles são executados em Linux. Na realidade, os supercomputadores são majoritariamente executados em um Linux.
Robustez
Um sistema robusto significa um sistema capaz de aguentar a pesadas e longuíssimas horas de trabalho ao longo de um grande período de tempo sem perder a eficiência ou eficácia. E isso só é possível no Linux por ele estar sempre recebendo otimizações e melhorais em seu código-fonte.
Flexibilidade
Outro ponto interessante de se mencionar é que, sendo o Linux um sistema de código aberto, novas atualizações são frequentes e com elas novos recursos, configurações e funcionalidades são sempre adicionados ao pacote graças a comunidade ativa de usuários que estão sempre atualizando o sistema.
E claro, não se pode deixar de mencionar o fato de que o Linux é gratuito. Isso já não seria motivo o bastante para adquiri-lo?
Os principais opções de servidor Linux
Como já foi mencionado anteriormente, existem muitas versões diferentes do Linux, cada uma construída com um propósito em mente. Essas versões são chamadas de distribuição. Isso acontece porque o componente central do Linux é o mesmo, o seu Kernel, o que muda são apenas os componentes, configurações e recursos que vem instalados com cada distribuição.
Veja algumas distribuições recomendadas para se utilizar como servidor:
CentOS
A origem do CentOS é o Red Hat, e a forma como este foi concebido foi na intenção de oferecer uma experiência empresarial completa em uma ambiente estável e acima de tudo, seguro. Uma de suas vantagens é que pode ser utilizado como uma área de trabalho direta.
Graças a essas características sua usabilidade é bastante indicada para o sistema operacional de um servidor.
Ubuntu Server
O Ubuntu é de longe o sistema operacional Linux mais conhecido pelo fato de ser o mais amigável ao usuário comum. E como servidor não seria diferente. Altamente indicado para usuários iniciantes desse mundo de código aberto principalmente pela sua facilidade de uso.
Debian
O Debian foi concebido em 1993, porém apenas em 1996 que ele viu seu espaço crescer entre os entusiastas de sistemas de código aberto. Atualmente ele é uma das melhores distribuições para funcionar como servidor
Suas marcas são a segurança e a estabilidade, tanto que muitas outras distribuições são baseadas na sua, inclusive o próprio Ubuntu.
- Entre os recursos que o sistema operacional Linux Server proporciona, os mais procurados são:
- Servidor de Arquivos
- Backup
- Segurança da Informação
- Controlador de Domínio
- DHCP
- DNS
- Serviços de Impressão e Documentos