O que é treinamento corporativo?
O treinamento corporativo é uma prática de educação corporativa que visa desenvolver habilidades específicas dos colaboradores, relacionadas às suas tarefas dentro da corporação e aos objetivos estratégicos dela.
O treinamento empresarial é focado em desenvolver o lado profissional do colaborador e fazer com que ele consiga se manter mais empenhado, motivado, e, com isso, ganhe em produtividade e, consequentemente, traga melhorias também à empresa.
Os treinamentos podem ser direcionados a qualquer tipo de colaborador, dos que ocupam cargos mais baixos até os de liderança.
Benefícios de investir em treinamento corporativo.
Mais do que apenas em um nível operacional, investir em treinamento para os colaboradores é extremamente relevante para sua motivação, engajamento e retenção. Um bom treinamento:
- Melhora o clima organizacional: Investir em treinamentos para seus colaboradores faz com que eles se sintam mais importantes e valorizados dentro da empresa e, dessa forma, fiquem mais motivados com seu trabalho e com a organização em si.
- Aumenta a produtividade: Um colaborador que sabe exatamente como executar seu trabalho e recebe instruções para aprimorá-lo, levará menos tempo para realizá-lo, poderá evitar erros e refações e, consequentemente, produzirá mais.
- Incentiva a inovação: Colaboradores que dominam suas atividades, entendem o contexto atual de seu trabalho e da sua área de atuação e trabalham com o que há de mais novo, terão mais capacidade de analisar os processos criticamente, propor melhorias e trazer inovação para a empresa.
- Cria colaboradores mais confiantes: Um bom treinamento, na medida em que cria um sentimento de pertencimento do colaborador em relação a empresa, também faz com que ele se sinta mais confiante para dar suas opiniões, tomar decisões e propor melhorias para organização.
- Diminui a rotatividade de colaboradores: Quando o colaborador tem treinamento, realiza suas tarefas com facilidade, consegue pensar em inovação e se sente parte importante da empresa, as chances de que ele queira abandoná-la são muito menores e você evita os prejuízos da rotatividade.