O que é Scrum?
Um Scrum consiste em um framework ágil de gestão de projetos que funciona de forma incremental. Significa que, ao contrário de metodologias tradicionais, metodologias/framework ágeis separam as atividades em etapas, executando cada uma de modo iterativo, ou seja, atualizando o projeto de acordo com as necessidades que surgem durante sua execução.
Qual é o papel do Scrum Master?
O papel primário do Scrum Master é ser o facilitador do time. O trabalho dele é facilitar, facilitar e facilitar o máximo possível. Um papel de Scrum Master bem executado pode fazer um time render de quatro a dez vezes mais rápido (Sutherland, 2016).
- Líder Servidor e guia para o Time Scrum
- Um facilitador
- Presente para ajudar todo o Time Scrum
- Um Agente de Mudança
- Especialista do processo Scrum
- Um resolvedor de conflitos
- Suficientemente neutro
- Pró ativo, autoconfiante e corajoso
O Scrum Master faz:
- o Product Owner entender o desenvolvimento empírico do produto
- o Time Scrum entender os propósitos das cerimônias do Scrum
- habilita o time a aumentar sua autonomia
- ajuda o time a remover impedimentos
- ajuda a organização na adoção do Scrum
- trabalha com outros Scrum Masters da organização para aumentar a eficácia da aplicação do Scrum
- facilita e cria mecanismos para guiar o time a ter auto-organização
Por que o seu negócio precisa de Scrum Master?
Como estamos falando de pessoas e seus relacionamentos, sabemos que estamos operando em um contexto complexo e, em alguns casos, caótico. Um bom Scrum Master facilita o trabalho do time. E vai além disso. Ele é a pessoa que promove a transformação organizacional.
“Todo facilitador, mais cedo ou mais tarde, bate em um ‘teto’ que ele não consegue ultrapassar. A partir desse ponto, ele terá que transformar a organização.” (Avelino F. Gomes Filho)
Sem um Scrum Master sua equipe poderá, no melhor caso, ter uma melhoria linear. No pior caso, entrará em entropia. Um bom Scrum Master fará que o Time Scrum tenha uma melhoria exponencial, podendo inclusive ter um impacto em toda a organização.